Qual insulfilm é permitido na frente?

Limite Máximo de Insulfilm Permitido no Carro

Aumenta o número de pessoas que desejam implantar insulfilm no veículo, seja para aumentar a segurança ou proporcionar visual moderno ao carro. Porém, existem certas limitações de transparência dos vidros que devem ser consideradas, do contrário as autoridades podem multar motoristas e recolher automóveis. Por este motivo é um dever dos proprietários conhecer qual limite máximo de insulfilm permitido.

Limite máximo de insulfilm está indicado na legislação, conforme o texto oficial do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), da resolução 254/2007. De acordo com tais regras existem limitações diferentes para cada tipo de vidro.

Atenção! Quem desrespeita qualquer uma das leis sobre limite máximo de insulfilm tem que pagar R$ 127 de multa, além de perder 05 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Limite Máximo de Insulfilm

Limite Máximo de Insulfilm

Vidro Dianteiro: Limite Máximo de Insulfilm

Por exemplo, o vidro dianteiro não pode ser escurecido além de 25%. Os especialistas indicam que com esta porcentagem já é possível proteger motoristas dos raios de sol capazes de ofuscar a visão e aumentar as chances de acidentes no trânsito.

Porém, há condutores que reclamam desta limitação ao considerar que ainda sentem danos solares à visão.

Limite Máximo de Insulfilm do Para-Brisa

A película do para-brisa precisa de 75% de transparência, do contrário são cinco pontos na CNH e R$ 127 do bolso.

Este limite é importante à segurança ao considerar que desta forma os policiais podem visualizar a parte interna dos carros e solicitar paradas em caso de suspeitas de assaltos ou sequestros.

Limite Máximo de Insulfilm na Janela do Motorista

Limite máximo de insulfilm à janela do motorista sem dúvidas é o mais alto. Nesta área os proprietários podem escurecer até 70% da visibilidade.

Há quem se queixe que esta limitação ainda é arriscada aos condutores ao considerar as dificuldades de enxergar os acontecimentos no retrovisor, embora críticos rebatam estas alegações dizendo que o retrovisor central traz boa visão da parte traseira por causa do limite baixo aos vidros de trás à película.

Limite Máximo de Insulfilm nos Vidros Traseiros

Nos vidros traseiros o limite máximo de insulfilm é 28%. Sem dúvidas a medida mais difícil de ser identificada por policiais, afinal, aos olhos nus, como as autoridades podem saber se há 27% ou 29%?

Ao usar película procure manter os vidros traseiros sempre limpos, do contrário pode ser difícil enxergar o que ocorre no trânsito atrás do carro.

Questão de Segurança

Necessário ficar com os olhos atentos na escolha do insulfilm, afinal, no Brasil, assim como em outras partes do planeta Terra, por questão de segurança a transparência precisa estar entre 5%, 20%, 50%, 70% e 100%.

Não se pode ignorar o fato de que a película 100% está reservada apenas aos veículos de segurança nacional ou internacional, que têm até mesmo placas especiais.

Por exemplo, quando George W Bush veio ao Brasil em 2007 os vidros dos carros luxuosos de sua comitiva tinham 0% de transparência, diminuindo os riscos dos atiradores de elites acertarem tiros no presidente norte-americano.

Em termos relativos, a resolução 254/2007 do CONTRAN diz que o uso é permitido da seguinte maneira: 28% a 100% aos vidros laterais traseiros e vidro traseiro; 70% a 100% para vidros laterais dianteiros; 75% a 100% ao para-brisa.

Segurança e Proteção

Quem deseja insulfilm na grande parte dos casos quer aumentar sua proteção no veículo. A busca por película apenas aumenta em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba, grandes centros metropolitanos com índices de roubos a carros elevados às alturas.

Pessoas no lado exterior do veículo não conseguem enxergar o que acontece ao interior por causa da película, transmitindo maior segurança aos passageiros, evitando que bandidos abordem de frente.

Cuidado com a Escolha: Película Refletiva 

Para implantar insulfilm nos carros é preciso saber escolher com inteligência. Selecione apenas as tonalidades que escurecem os vidros. A dica é importante porque nos dias de hoje existem pessoas que investem nas películas refletivas para tornar moderno o visual automotivo exterior.

Mas, o uso de películas refletivas é proibido, pois pode causar reflexos para outros condutores nas pistas, aumentando as chances de colisões no trânsito, conforme indica o Major Sarmento de Oliveira, da PM/SP.

Não Basta Multar

Autoridades indicam que as multas não bastam para exterminar o problema de limite máximo do insulfilm permitido, uma regra não obedecida por grande parte dos proprietários de carros com películas nos vidros.

Há diversos veículos com películas maiores do que os limites, em principal nos grandes centros metropolitanos brasileiros. Na cidade de São Paulo, com frota de 7 milhões de carros, foram geradas apenas 7 mil infrações de trânsito por causa da transparência dos vidros.

Na prática os próprios policiais indicam ser difícil saber quando o veículo está com porcentagem maior ou menor sem usar instrumentos adequados. Por este motivo os motoristas levam enquadro da polícia e apenas recebem a dica de manter sempre o vidro aberto quando estiver perto das viaturas, ou seja, nenhuma autuação.

Quase nunca os policiais multam, pois como não têm certeza das limitações preferem aplicar ações educativas para facilitar o serviço da segurança pública.

Apesar dos números pequenos nas multas, membros da PM dizem que trabalham para melhorar a produtividade e coibir proprietários que ultrapassam o limite máximo de insulfilm permitido conforme a legislação.

Fiscalização de Carros com Película nos Vidros

Conforme estimativa da PM/SP, de cada dez veículos que entram em oficinas especialistas, no mínimo sete saem com limite máximo de insulfilm não permitido, o que de forma geral demonstra um quadro em estado de caos se considerar o desrespeito ou as baixas fiscalizações às leis serem cumpridas.

Investigadores falam que os mecânicos-instaladores ajudam clientes com práticas e técnicas para esconder o ato ilícito dos policiais (às quais não podem ser apresentadas neste artigo ao considerar que o Blog Tuning Parts segue e respeita os termos das leis brasileiras).

Clientes Têm Sempre Razão?

Os funcionários precisam implantar um carimbo que serve para autenticar a qualidade e a porcentagem da transparência –  que não pode ser superior aos limites legais.

A lei indica: Se o mecânico coloca valores diferentes nos carimbos do que a realidade dos vidros sofre risco de ser fiscalizado, receber multa e (ou) interdição do estabelecimento.

Este é um exemplo de que nem sempre o cliente tem razão, uma vez que se policiais detectarem algo errado quem sofre os grandes danos legais são os mecânicos.

Fiscalização da Polícia

Na grande parte do Brasil os policiais fazem fiscalização de modo visual. Eles usam as chancelas que estabelecem os limites para se basear nas análises, “sempre com a confiança da fé dos condutores e instaladores”, indica o major Sarmento de Oliveira.

Apenas na cidade de São Paulo existem equipamentos que servem para medir a transparência dos vidros, mas poucos estão em uso, visto que a grande parte passa por processos de teste atualmente.

Por que há Limite Máximo de Insulfilm Permitido?

De acordo com a opinião de especialistas, políticos e membros da polícia, quando há insulfilm exagerado o condutor tem ampla dificuldade para enxergar o que existe ao redor do carro.

Conforme a legislação, quando motoristas são flagrados com película irregular é necessário retirar na hora.

Caso os condutores se neguem em tirar a película irregular, ao considerar o limite máximo de insulfilm permitido, a polícia deve recolher o documento do carro, imediatamente.

Compartilhe

Copyright © Instalação de Som , Instalação de som automotivo , Instalação de Som multimídia , Instalação de alarmes automotivos, instalação de insulfilm automotivo - Instalação de Som automotivo , Instalação de som Sorocaba , Instalação de Som multimídia , Instalação de alarmes automotivos, instalação de insulfilm automotivo