Som automotivo: 4 cuidados que você precisa ter

1. Preste atenção na instalação do aparelho

Se você deseja fazer a instalação por conta própria, fique atento aos cuidados que devem ser observados. Tenha as ferramentas adequadas em mãos, em alguns modelos de veículos, você pode necessitar de ferramentas específicas.

É muito importante se lembrar de desconectar a bateria do carro para fazer a instalação! Muito cuidado também com a ligação dos fios, que devem ser juntados e encapados corretamente para evitar curto circuitos e panes elétricas. Siga atentamente o manual de instruções.

Certifique-se também de que a bateria de seu carro fornecerá energia suficiente. Caso esteja instalando um equipamento de som automotivo pela primeira vez ou trocando por um mais potente, é recomendável procurar a ajuda de um profissional.

2. Saiba escolher os alto falantes

Há várias opções de alto falantes no mercado que oferecem ótima qualidade de som, bem superiores aos de fábrica. Mas essa grande variedade também pode gerar dúvidas.

A primeira dica, bem simples, é verificar qual o tamanho dos alto falantes que devem ser colocados. Isso quem nos diz é o próprio carro, pois o local destinado aos alto falantes já vem de fábrica.

Alto falantes de alta potência podem não funcionar com a fiação original. Nesse caso, fios mais grossos devem substituir os antigos. Os fios muito finos podem causar desde perda de qualidade do som até riscos de superaquecimento e incêndio!

Opte também por alto falantes com potência equivalente à emitida pelo seu sistema de som.

3. Conserve seu som automotivo

Apesar de não parecer necessitar de muitos cuidados e de manutenção, o sistema de som automotivo pode ter uma longa vida e útil se tomarmos alguns cuidados simples.

Em aparelhos que reproduzem CDs, é importante realizar periodicamente a limpeza do leitor ótico, para que sejam removidas impurezas e poeira acumulada, por exemplo.

O aparelho deve ser limpo com uma flanela macia e produtos específicos para não danificá-lo. Já para a limpeza dos alto falantes, uma boa dica é utilizar uma pistola de ar comprimido ou, até mesmo, uma lata de spray com ar. Dessa forma, você retira a sujeira sem correr o risco de causar alguma avaria.

Uma revisão com um profissional também é muito importante para diagnosticar algum problema que podemos não perceber. Uma pane elétrica pode prejudicar seu som e sua segurança.

4. Fique atento às leis sobre som alto

Algumas cidades do Brasil já possuem legislações referentes ao limite de som que pode ser emitido. Além de as multas serem muito salgadas, essas leis preveem até mesmo a apreensão do veículo.

Principalmente em áreas residenciais e próximas de escolas e hospitais, você deve ficar atento. Além de evitar multas e penalidades, respeitar os direitos das outras pessoas é fundamental para uma boa convivência!

Seguindo essas dicas básicas, você tirará o máximo de proveito do seu som automotivo sem correr nenhum risco.

Compartilhe

Copyright © Instalação de Som , Instalação de som automotivo , Instalação de Som multimídia , Instalação de alarmes automotivos, instalação de insulfilm automotivo - Instalação de Som automotivo , Instalação de som Sorocaba , Instalação de Som multimídia , Instalação de alarmes automotivos, instalação de insulfilm automotivo